APELL Cubatão

O APELL

O APELL, “Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local” (Awareness and Preparedness for Emergencies at Local Level), foi criado em 1988 através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). Estabelecer suas diretrizes foi o resultado de ações e estudos em conjunto com a Associação das Indústrias Químicas dos Estados Unidos, Conselho Europeu das Federações da Indústria Química e outros. Desde sua criação, o APELL já foi implementado com sucesso em diversos países.

O programa é uma ferramenta de diálogo entre os múltiplos grupos de interesse para o estabelecimento de coordenação e comunicação em situações nas quais a comunidade possa ser afetada por acidentes tecnológicos ou desastres naturais.

Tem por objetivo aumentar a conscientização e preparo de todos os membros da comunidade, independente da fonte do perigo.

O APELL busca estabelecer entre os grupos de interesse um diálogo sobre perigos, riscos, planos e competências, levando a um consenso sobre as expectativas e responsabilidades de cada membro e permitir a comunidade um aumento de sua resiliência (capacidade de se recuperar de um incidente) e reduzir sua vulnerabilidade.

No site da UNEP estão publicados os Handbooks que detalham o projeto e dão as diretrizes para sua implantação. Ele propõe que sua implementação seja composta de cinco fases, divididas em um total de 10 etapas, conforme mostrado abaixo.

Rolar para cima